Metodologia

Nos primeiros 6 encontros, o curso conta com 100 horas de encantamentos, vivências e diálogos para aprofundar os conceitos, princípios e modelo de ação pedagógica da pedagogia griô, bem como o vínculo com mestras(es) griô de tradição oral. Durante o curso, as pessoas enraízam o processo de elaboração do conhecimento na sua identidade, ancestralidade e celebração do direito à vida. Ressignifcam suas histórias de vida, lugar social e missão profissional diante da história do Brasil e do mundo. Além disso, do sétimo ao décimo terceiro encontro, o grupo convive com 100 horas de um vasto repertório de práticas pedagógicas e produções partilhadas do conhecimento, a exemplo de aula espetáculo griô, aula griô, currículo griô, trilhas griô e jogo de trilha griô. Segue abaixo depoimentos de estudantes do curso da Pedagogia Griô.

*Trilha Griô do Quilombo do Remanso com o velho Griô e o Forro Pé de Serra de Mestre Aurino, Delvan Quilombola e Natalino Pereira

“Cheguei mais quebrada do que arroz de terceira; durante o curso fui me relembrando do grão que eu sou, e no final do curso terminei plantando esse grão na terra de novo com alegria e esperança de que o único desejo desse grão é florescer. Axé.”

Cyda Baú, atriz, avalia o encontro “O que é Pedagogia Griô” em São Paulo.

”Debruçada sobre minha história de vida e nutrida pelo currículo griô, cheguei ao momento do meu parto pedagógico. Fomos ao meu ninho, aos ofícios e rituais urbanos que na infância *disfarçados pela colonização*, agora acabaram por se revelar sertanejos, artesãos e indígenas. Do rompimento com as estruturas patriarcais, ao como o mundo me convocou a lutar após a abertura da porta que me tirou do meu armário. Ouvi o grito ancestral das minhas raízes. Noivei com o meu destino para assumir meu lugar na roda da vida, renasci uma Aprendiz griô”

Nathali Ribeiro Urbano, cozinheira agroecológica, musicista e estudante de pedagogia em Aula Espetáculo Griô

“Fogo mais fogo, fogo outra vez, quando fogo acabar, manda fogo outra vez” cantiga das batucadas para pisar pólvora e preparar as espadas e busca pés no quilombo da cidade de Estância – SE.

”Abri a aula de Patrimônio Cultural com essa cantiga e com a manifestação cultural e história da Barca de Fogo de Estância, a cidade de minha infância. Vivenciamos as cantigas e sentimentos identitários da Barca do Fogo e o universo da tradição oral de Aracaju, dialogamos sobre conceitos chaves da lei do patrimônio e sobre as contradições entre as políticas de conservação do estado, os modos de expressão e memória cultural das comunidades. No final produzimos de forma partilhada uma rede de palavras e conceitos geradores do tema.”

Andréa Teixeira, doutoranda em Educação pela UFIS – em Aula Griô com o tema Patrimônio Cultural em Aracaju SE.

Jogo de Trilha Griô

”O jogo de trilha griô Nações Afroindígenas em Salvador, é uma prática da pedagogia griô, foi produzido pela educadora griô Rosevânia Machado, Naiara Santos, Priscila Martins, Izabel Dantas, envolvendo os saberes e fazeres de mestras e mestres griôs Vovó Cici, Makota Valdina, Mestre Zoinho, Mestre Jurandir e Professor Cardoso, no contexto do curso de Formação da Pedagogia Griô assessorado por Lillian Pacheco.

O mapa do jogo representa o território urbano de Salvador com as referências simbólicas e culturais dos espaços de terreiros: Fundação Pierre Verger, Terreiro do Gantois, Terreiro Tanuri Junsara, Ilê Axé Iyá Nassô Oká (Casa Branca), Zoogodô Bogum Malê Rundó (Terreiro do Bogum), Tumba Junsara, Pilão de Cobre, Pilão de Prata, Ilê Axé Asipá, Ilê Axé Opó Afonjá, Mansu Banduquenqué (Terreiro Bate Folhas), Ilé Maroialaji Alaketu, Ilê Asé Kalè Bokùn, Ilê Axé Oxumaré, Bacia do Cobre, Igreja Nosso Senhor do Bomfim e Casa de Yemanjá. O mapa também representa referências geográficas Dique do Tororó, Final de Linha Engenho Velho da Federação, Rio Lucaia, Rio Jaguaribe, Rio Trobogy, farol de Itapuã e farol da Barra, Largo da Mariquita, Parque São Bartolomeu ou, como chamado pela comunidade, Oxumaré.”

Lillian Pacheco, Rosevânia Machado, Naiara Santos, Priscila Martins e Izabel Dantas, Livro de consulta Jogo de Trilha Griô Nações Afroindígenas em Salvador

Mapa do Jogo

Bolsa

Livro de Consulta

Símbolos de Jogadoras(es)

Cartela de Desafios

Colar das sementes