Livros

A pedagogia griô foi criada por Líllian Pacheco a partir de sua experiência como educadora, escritora, idealizadora e coordenadora pedagógica dos projetos Grãos de Luz e Griô, Ação Griô Nacional, Trilhas Griôs e Universidade Griô. Propõe o diálogo entre a tradição oral e educação formal, entre comunidade e escola, entre todas as idades e espaços pedagógicos da comunidade, entre todas as raízes étnico raciais e coloca a identidade e ancestralidade no centro da roda da educação. Tem como referenciais teóricos e metodológicos as fontes e autores que fizeram porte da formação da educadora Líllian Pacheco: a educação biocêntrica,de Ruth Cavalcante e Rolando Toro; a educação dialógica, de Paulo Freire; a educação para as relações étnico-raciais positivas, de Vanda Machado; a arte educação comunitária, de Carlos Petrovich; a educação que marca o corpo, de Fátima Freire; e é inspirada na pedagogia de todas as expressões culturais de tradição oral, principalmente de raízes afro-indígenas.
O livro possui duas edições impressas esgotadas, porém tem edição digital gratuita. Atualmente Líllian Pacheco está desenvolvendo outra obra, aprofundando a Pedagogia Griô como parte de uma nova tendência pedagógica do século XXI.

PACHECO, Líllian. Pedagogia griô: a reinvenção da roda da vida. Lençóis, Grãos de Luz e Griô, 2006 – Download

PACHECO, Lìllian; CAIRES, Marcio. Nação griô: o parto mítico da identidade do povo brasileiro. Lençóis, Grãos de Luz e Griô – Download